ArteBrew – Cerveja Artesanal – A melhor loja para produção de cervejas

Blog da ArteBrew Cerveja Artesanal

By in Novidades, Processo Cervejeiro 0

Malte Pilsen – Moagem

Moagem de malte na ArteBrew

Moagem de malte na ArteBrew

Quando falamos em moagem do malte pilsen ficamos sempre em dúvida….. a moagem que faço na minha cervejaria artesanal é grossa fina?

Observando o laudo do malte vemos que a moagem fina é sempre a que nos propicia um maior rendimento, no caso do malte pilsen da Agraria Malte o valor que pegamos no laudo lote BL00001/18 foi de 81,30, quando o padrão mínimo é de 80,50.

Isto quer dizer que o malte pilsen da Agraria Malte teve um maior rendimento que o mínimo esperado. E nós conseguimos isto dentro da nossa cervejaria? Pois é…..

É muito difícil conseguir o mesmo rendimento relacionado a moagem fina do laudo, por que esta moagem é feita por moinho de laboratório e somente se consegue utilizando moinho martelo. Os moinhos de rolo é impossível tal façanha. O maior rendimento que vi numa cervejaria foi de 75% enquanto nas cervejas artesanais caseiras o rendimento foi de 65%.

Bem, tentemos então melhorar nossa moagem por que ela é o principal processo para aumentarmos nosso rendimento para economizarmos em malte.

Num próximo post falaremos de mais detalhes.

Abraços

Afonso Landini

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =