Cervejas de inverno

O frio chegou mais cedo esse ano mas não é por isso que você vai deixar de tomar a sua cerveja. A bebida também pode ser muito apreciada em temperaturas mais baixas e por isso existem estilos muito apropriados a esse clima.
Diferente dos tipos mais adequados ao calor que são normalmente leves, refrescantes e com sabores sutis, as cervejas para o frio são mais encorpadas e tem sabores intensos. Além disso o teor alcoólico é  mais elevado, o que provoca uma agradável sensação de aquecimento, que é muito bem vinda nessa época!
Outra questão importante é a forma de servir; cervejas mais “aquecedoras” são feitas para serem consumidas em temperaturas mais elevadas, geralmente entre 8ºC e 18ºC, e não podemos esquecer do tipo de copo (como já falamos no post A importância do copo), o ideal para esses estilos é servi-los em copos largos e com boca mais aberta, por serem mais aromáticas e complexas.

Além disso essas cervejas harmonizam muito bem com pratos típicos da estação, como carnes vermelhas, feijoada, queijos , frutas secas e até chocolate.Os estilos mais indicados para o clima ameno são: Bock, Weizenbock, Dubbel, Tripel, Strong Dark, Ales, Russian Imperial Stout, Barley Wine , Old Ale e India Pale Ale.

É claro que não existem regras, nada impede que se tome uma boa cerveja tipo Pilsner no inverno ou Bock no verão. É uma questão de gosto. Mas essas recomendações podem, com certeza, trazer uma boa e diferente experiência.

1)Bamberge Rauchbier -A cerveja que em alemão significa “cerveja de fumaça”, apresenta notas potentes de fumo e defumado e é produzida no Brasil pela cervejaria Bamberg.

2)Baden Baden Celebration Inverno – essa cerveja é do tipo Double Bock e duplamente encorpada. Possui cor escura e aroma de maltes torrados. Ela harmoniza muito bem com feijoada, carne de vitela e queijos fortes como parmesão. 
3)Eisenbahn Strong Golden Ale -contém fermento especial belga e apresenta sabor com notas de lúpulo, álcool e especiarias. A Strong Golden Ale é mais adocicada, pois também é frutada. Essa é uma boa opção para acompanhar frutos do mar, comidas apimentadas, fondue de queijo, massas ao molho pesto e queijos.
4)Colorado Ithaca – representante do estilo inglês Imperial Stout, essa cerveja é elaborada artesanalmente com grandes quantidades de malte e lúpulo. Ela ainda leva um toque brasileiro de rapadura queimada. Graças ao longo período de maturação, a Ithaca é encorpada, escura e consegue ser doce e amarga. Essa cerveja combina com carnes de caça, queijos, presunto cru e sobremesas caramelizadas.
E você, qual sua cerveja favorita para o frio?Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário