Jogo de Xadrez com o Governo Tem Nova Rodada

Na segunda metade do século XV surgia o Xadrez, o famoso jogo de estratégia em tabuleiro o qual se compete dois jogadores.
Cada enxadrista controla 16 peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar “xeque-mate” no adversário e com isto ganhar a disputa.

No mundo do xadrez existem várias técnicas para que o jogador possa desbancar o adversário, mas basicamente a partida é definida jogada por jogada uma vez que o outro jogador pode mudar sua estratégia e, com isto, fazer com que você mude também.
Bem, qual relação tem este esporte com a cerveja? Tudo. Na receita, nos produtos, nos impostos. Impostos? Sim. Nos impostos.
Amanhã em São Paulo, lá na Secretaria da Fazenda de São Paulo, vai rolar mais uma jogada no jogo que as cervejarias artesanais disputam com o governo paulista. Digo jogo pois estas questões de negociação de tributos se assemelham muito a este xadrez que falei até agora.
A primeira jogada aconteceu em 13 de Maio de 2011 lá mesmo. Tive a oportunidade de participar deste dia e lá apresentamos o mercado de uma maneira geral, solicitações, reivindicações, etc. A reunião foi muito proveitosa, porém o governo ainda não cedeu a queda do ICMS como outros estados já o fizeram.
Amanhã então, mais uma vez, começa outra jogada. Um momento diferente de antes, muito mais representativo para o Estado do que a dois anos atrás. Poderemos apresentar aos nossos governantes o que está acontecendo com nossas micros na prática e o que os impostos abusivos impactam negativamente com os nossos negócios.

Concentração, façamos figa, torçamos os dedos, pois amanhã pode ser um dia marcante na história das nossas vidas e principalmente na vida das nossas empresas. Sejamos um Kasparov para darmos a jogada certeira em busca do grande “Xeque-Mate” para impostos mais justos.
Afonso Landini
ArteBrew
www.artebrew.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat