Malte Pilsen

Malte pilsen, ou simplesmente base, é produzido por cevada cervejeira e que no seu processo de produção recebe menor carga de aquecimento para que sua cor seja a mais clara possível, e com isto possamos elaborar qualquer tipo de cerveja.

Basicamente todas as maltarias do mundo produzem malte pilsen que é o mais consumido pelas cervejarias.

Dentre as características deste malte podemos destacar:

  • Coloração – deve ser de no máximo 5.5 EBC
  • Humidade – deve estar em no máximo 5%
  • Rendimento – deve ser de no mínimo 80.5%
  • Tempo de Sacarificação – no máximo 15 minutos
  • Proteínas – deve estar na faixa de 9,7% até 11%

Atualmente as mais conhecidas maltarias do mundo produzem malte pilsen dentro destas características, e se for necessário solicite o laudo.

O malte pilsen pode ser produzido com cevada de duas ou seis fileiras. As de duas fileiras são as mais utilizadas, pois oferecem um grão mais grande, gordo e com mais amido, o que favorece muito tanto para quem planta como também para quem faz cerveja.

A cevada de seis fileiras não é tão comum no Brasil, mas nos EUA é encontrada com mais facilidade. Elas dão em cada lado três grãos de cevada o que dá a soma de seis na volta toda. Os grãos são menores e existe uma maior quantidade de enzimas.

O uso desta matéria prima na cerveja é essencial, pois como é um malte bem claro a quantidade de enzimas são maiores do que em outros maltes e devido a isto ele é o malte mais utilizado nas cervejas.

Malte Pilsen
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dezesseis =